Pular para o conteúdo principal

Introdução

Programação Ladder é a representação gráfica de equações booleanas, combinando contatos (entradas) e bobinas (saídas). O diagrama Ladder é delimitado por linhas de barramento à esquerda e à direita.

Componentes Gráficos

Os componentes gráficos básicos de um diagrama Ladder incluem:

Figura 1 - Fluxo de Funcionamento do Ladder

  1. Barramento esquerdo
  2. Barramento direito
  3. Ligação horizontal
  4. Ligação vertical
  5. Contato
  6. Bobina
  7. Sentido do fluxo de potência

Barramentos

O editor é delimitado na esquerda por uma linha vertical conhecida como barramento esquerdo, e na direita por uma linha vertical conhecida como barramento direito.

Elementos de Ligação e Estados

Os elementos de ligação podem ser horizontal ou vertical. O estado dos elementos de ligação podem ser denotados por 1 ou 0, correspondendo ao valor Booleano literal 1 (TRUE) ou 0 (FALSE), respectivamente. O termo estado da ligação tem que ser sinônimo do termo fluxo da potência.

O estado do barramento esquerdo pode ser considerado sempre 1 (fonte de energia), enquanto o barramento direito é definido como estado 0 (barramento de terra).

Um elemento de ligação horizontal é indicado por uma linha horizontal. Um elemento de ligação horizontal transmite o estado do elemento imediatamente a esquerda para o elemento imediatamente a direita.

Um elemento de ligação vertical consiste de linhas verticais intersectadas por uma ou mais ligações horizontais em cada lado.

O estado da ligação vertical representa o OU lógico dos estados das ligações horizontais no lado esquerdo. Isto é, o estado das ligações verticais deverá ser:

• 0, se o estado de todas as ligações horizontais incluídas na sua esquerda são 0, • 1, se o estado de uma ou mais ligações horizontais incluídas na sua esquerda são 1.

O estado das ligações verticais são copiados para todas as ligações horizontais associados à sua direita. O estado das ligações verticais não é copiado para as ligações horizontais associadas à sua esquerda.

Controle de Execução

A figura a seguir mostra como o programa em Ladder é executado. O processador executa continuamente um ciclo de varredura. O ciclo começa com o sistema de entradas e saídas do hardware, compilando os últimos valores de todos os sinais de entrada e gravando seus valores em regiões fixas da memória.

Figura 2 - Controle de Execução

A - Entradas lidas para a memória

B - Memória escrita nas Saídas

C - Varredura das linhas do Ladder

As linhas do programa Ladder são então executados num ordem fixa, iniciando com a primeira linha. Durante a varredura do programa, novos valores das saídas físicas, como determinadas a partir da lógica das várias linhas do Ladder, são inicialmente inscritos numa região da memória de saída. Finalmente, quando o programa Ladder terminou a execução, todos os valores de saída retidos na memória são inscritos nas saídas físicas pelo hardware numa única operação.