Saltar al contenido principal

Visão Geral

A função trace é utilizada para registrar variáveis* de interesse do equipamento (como corrente, tensão, velocidade, etc) quando ocorre um determinado evento no sistema. Este evento no sistema, por desencadear o

processo de armazenamento das variáveis, é chamado de "trigger" (disparo) e o usuário pode definir até 3 (três) condicões de trigger e a lógica a ser usada nos mesmos (lógica AND ou OR).

As variáveis armazenadas podem ser vistas sob a forma de gráficos utilizando o WPS executado em um PC conectado via USB ou via serial ao equipamento.

  • NOTA!: Até 6 (seis) canais para SCA06; até 4 (quatro) canais para CFW-11.

Abaixo segue uma visão geral sobre a tela de configuração da função trace (exemplo utilizando SCA06).

1. Zoom Gráfico. Nesta barra estão as opções para controle do gráfico como exportar para arquivo de imagens, aumentar zoom, diminuir zoom, ajustar largura, ajustar altura, ajustar tudo e exibir ou não exibir as legendas do gráfico.

2. Estado Trace. Neste item é mostrado o estado atual da função trace, pode estes serem não iniciado, ocorreu trigger e concluído.

3. Parâmetros. Nesta parte ficam todos os parâmetros que podem ser configurados na rotina trace, como triggers, condições, canais a serem monitorados e período de amostragem.

4. Gráfico. Nesta área é exibido o gráfico após a conclusão do trace, na parte inferior fica a linha do tempo e na parte lateral direita ficam os valores separados por unidade de medida.

5. Marcadores. Os marcadores ficam dentro da área do gráfico, após o gráfico montado basta clicar com o mouse em cima do marcador preto para criar marcadores vermelhos (fixos). É possível a adição de dois marcadores fixos, estes marcadores fixos são utilizados para calcular os valores médios e eficazes entre os dois pontos.

6. Comandos do trace. Segue abaixo descrição das funções dos comandos:

  • 6.1. Ler configuração: Lê os parâmetros de configuração do trace e atualiza os parâmetros na tela (item 3).

  • 6.2. Gravar configuração: Envia os parâmetros de configuração (item 3) do trace ao equipamento.

  • 6.3. Ler Dados: Comando utilizado somente quando o estado do trace estiver concluído, ou seja, já existe um trace concluído no equipamento e você quer apenas descarregar os dados sem iniciar um novo trace.

  • 6.4. Força Trigger: Força o disparo do trigger independente das condições.

  • 6.5. Iniciar Trace: Inicia a função trace.

7. Tabela de Canais. Nesta tabela é possível visualizar os dados dos canais escolhidos, além de poder ocultar canais (Visível), alterar cor dos canais (Cor) e ajustar os limites do gráfico por unidade de medida (Máximo).